top of page

A Máquina Humana

Desenvolver a criatividade ao propor que os participantes inventem movimentos e sons únicos, que juntos formem uma ideia coesa. Essa dinâmica estimula o trabalho em equipe, pois cada integrante precisa observar e complementar o movimento dos outros, além de trabalhar a expressão corporal e a imaginação ao transformar ideias abstratas em ações concretas.

🎯Objetivo:

Não pare por aqui! Descubra outras dinâmicas e atividades para educadores e líderes.

Promova a interação e o pensamento crítico com a dinâmica Quem Sou Eu?. Estimule a comunicação, a escuta ativa e a formulação de perguntas estratégicas em seu grupo.

👣Passo a Passo:

01

Divida o grupo em equipes de 4 a 6 participantes. Por exemplo, em um grupo de 5 pessoas, uma pode começar com o som de uma engrenagem girando, enquanto outra adiciona o som de vapor e simula um movimento de pistão.

02

Explique que cada grupo vai criar uma "máquina" utilizando apenas os corpos e vozes dos integrantes. A "máquina" deve ter movimentos e sons repetitivos. Exemplo de tema: uma máquina que faz sorvete. Um participante pode simular uma alavanca sendo puxada, enquanto outro imita o som do sorvete saindo da máquina.

03

Dê 10 minutos para os grupos planejarem e ensaiarem sua "máquina". Se os grupos parecerem perdidos, sugira ideias, como "uma máquina de lavar roupa" ou "um robô dançarino".

04

Após o tempo, cada grupo apresenta sua máquina ao restante da turma. Os observadores devem tentar adivinhar qual máquina está sendo representada. Exemplo: se o grupo criou uma máquina que faz pizza, podem imitar o processo de amassar a massa, adicionar ingredientes e colocá-la no forno, usando movimentos sincronizados.

05

Ao final, promova uma breve discussão: Como foi trabalhar juntos para criar algo único? Alguma ideia foi rejeitada? Por quê? Como a colaboração influenciou o resultado?

💡Dicas:

Incentive movimentos simples, mas visuais. Movimentos grandes e sons expressivos ajudam a transmitir a ideia da máquina.

Temas criativos como "máquinas do futuro" ou "máquinas impossíveis" podem tornar a atividade mais divertida.

Use essa dinâmica como ponto de partida para discutir o trabalho em equipe e a importância de ouvir as ideias dos outros.

⛔Situações Adversas:

 

Problema: Alguns participantes ficam tímidos e hesitam em participar ativamente.
Solução: Reforce que não há certo ou errado na atividade e que os movimentos podem ser bem simples, como bater palmas ou girar os braços. Sugira ideias fáceis para incentivar a participação.

Problema: O grupo fica confuso e não consegue criar uma máquina.
Solução: Ofereça temas mais específicos, como "máquinas que fazem comida" ou "máquinas que existem em casa", para direcionar a criatividade.

Problema: Um grupo apresenta uma ideia sem coerência e fica difícil para os outros adivinharem.
Solução: Após a apresentação, peça ao grupo que explique sua máquina e discuta como poderiam tornar a ideia mais clara. Use o momento como aprendizado.

Adaptação Spolin: 

Utilize o princípio de "mostrar, não contar," reforçando que os participantes devem usar o corpo e a voz para transmitir significado, sem depender de palavras. Essa abordagem estimula a criatividade e a atenção aos detalhes da expressão não verbal.

bottom of page