Quando as Palavras Ficam de Férias
Estimular a percepção da comunicação não verbal, promovendo a empatia e a escuta sensível. A dinâmica leva os participantes a reconhecer como o corpo expressa emoções e necessidades, mesmo quando as palavras dizem o contrário.
🎯Objetivo:
👣Passo a Passo:
01
Divida o grupo em equipes e proponha pequenas cenas do cotidiano, mas sem nenhuma fala:
-
Pedir um favor a um colega apressado;
-
Chegar atrasado e tentar se explicar;
-
Fazer as pazes depois de uma briga;
-
Esperar alguém que não vem.
O público observa e tenta adivinhar o que acontece — o foco é a criatividade.
02
Agora os grupos fazem outras cenas do cotidiano, mas agora podendo usar apenas três palavras por personagem (ex.: “oi”, “não”, “desculpa”, “agora”, “espera”).
O corpo continua sendo a principal forma de expressão. O grupo precisa perceber que as palavras não são tão essenciais quanto poderia parecer.
03
O educador pausa e chama para a reflexão "a gente estava falando da forma mais antiga de comunicação que existe: a voz do corpo.”
“Às vezes a boca diz ‘tá tudo bem’, mas o corpo grita ‘tô cansado’.
Às vezes o sorriso esconde um pedido de ajuda.”
Agora em roda de conversa o educador lista situações que o corpo fala, mas não fala de forma tão clara, como um ombro para baixo, isso pode significar cansaço, tristeza, desanimo talvez outra coisa.
O Educador pede exemplos de situações que os participantes viveram que a falta de entender a mensagem do corpo gerou algum atrito
💡Dicas:
Mantenha o humor até o fim do segundo momento — a virada ganha força quando o grupo está relaxado e aberto.
Valide as percepções — o objetivo não é adivinhar certo, é aprender a perceber.
Finalize com uma metáfora: “As palavras são faróis, mas o corpo é o mar. Quem aprende a ler o corpo navega melhor entre as emoções dos outros.”
⛔Situações Adversas:
Problema: O grupo sente vergonha de se expressar com o corpo.
Solução: O educador pode começar dramatizando uma situação engraçada — o humor desarma a vergonha.
Problema: O grupo tenta adivinhar “certo ou errado” as emoções.
Solução: Reforce que o foco não é acertar, é sentir e descrever o que o corpo transmite.
Problema: Alguns não levam a sério o momento final de reflexão.
Solução: Use perguntas simples e diretas.